terça-feira, 26 de novembro de 2013

8º FESTIVAL DANÇANDO COM ARTE - ANOS DOURADOS À ATUALIDADE

No dia 23 de novembro do corrente ano realizou-se o 8º Festival Dançando com Arte com o tema "Anos Dourados à Atualidade abordando o eixo temático "Dança e manifestação Corporal". O presente projeto aborda um pouco sobre a origem da dança na vida do homem e sua trajetória histórica, desde os primórdios até os dias atuais, e como ela se insere no espaço social.As atividades desenvolvidas neste projeto tem o reconhecimento da Superintendência Regional de Ensino de Paracatu e foram expostas no II Congresso de Práticas Pedagógicas em Belo Horizonte, representando esta regional e esta vitória foi alcançada junto de uma equipe forte e unida.
O festival foi aberto com a apresentação do "Grupo Águia Dance" e com a presentação das alunas do Jazz da Academia PODIUM VIDA com a coreógrafa Marielle.
Em seguida foi realizado o desfile que marcaram época : Anos 60 com Felipe e Ayeska(2º CA), Anos 70 com Douglas e Brigite(1º CM), Anos 80 com Fernando e Aline(3º CM) , Anos 90 com o casal Kaíque e Géssica (1º CA), Anos 2000 com o casal Junior e Daísa (3º CA) e Atualidade com o casal Ney Jonathan e Suliane(2º CM).
Logo a seguir começou a apresentação das danças iniciando com o 2º ano CA apresentando os Anos 60 onde a dança é a expressão gestual do homem através da linguagem gestual. O homem posteriormente, estabeleceu todo um código de sinais e gestos, e os Anos 60 foram marcados pela ditadura militar, manifestações populares, produções artísticas e suas relações com a política. O 1º CM apresentou os Anos 70 onde as palavras que marcaram esta época: ditadura militar, censura, comportamento, moda, televisão, efervescência cultural, tropicalismo, urbanização, guerras e revoluções, religião, fundamentalismo, crise da civilização, mapeamento genética, internet, literatura contemporânea, musica popular, lixo, degradação dos recursos naturais e comportamento. O 3º CM apresentou os Anos 80, apelidada de década perdida, no sentido econômico. As juventudes urbanas do período passaram a representar a alienação, a despolitização e a falta de identificação com os movimentos sociais.O estudo da globalização desde esta época implica a análise de diversas variáveis: a evolução das comunicações, a globalização econômica, a integração política e os valores éticos presentes no relacionamento social e mundial. A ligação entre cada um desses aspectos é clara: a revolução nas comunicações favorece e permite a integração econômica. O fator econômico, por sua vez, é orientado pelo cenário e relacionamento político, e este, em ultima instância, está presidido por valores e princípios.O 1º CA apresentou os Anos 90 onde as palavras chave no momento estavam em concentração industrial, produtividade, ajuste fiscal, divida pública, déficit público, privatização, metas de inflação, política monetária, política de estabilização. O 3º CA apresentou os anos 2000 marcado pela globalização, comunicação, crescimento econômico, ou seja, representação de um avanço significativo para o futuro mundial. E para fechar a noite  o projeto o 2º CM  apresentou a Atualidade onde o mundo e a sociedade atual vivem momentos de profundas transformações marcada pela gestão do conhecimento, tecnologia da informação, manifestações, descaso político, copa do mundo e corrupção dentre outros.
Segundo Pierre de Coubertin,  o“importante não é vencer, é participar”. Mas eu ainda acrescento que  o importante não é vencer e sim saber que  demos o melhor de nós. Parabéns aos participantes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário