sexta-feira, 23 de setembro de 2016

SETEMBRO AZUL



O Setembro Azul é uma campanha de valorização do Povo Surdo. A liderança Surda no Brasil tem feito anualmente uma mobilização nacional em defesa das escolas bilíngues para surdos.
A Cultura Surda e a Língua de Sinais são destaques nas diversas manifestações pelos Estados (Seminários, Passeatas, Audiências Públicas, Eventos Culturais, Palestras Diversas e etc). Este mês setembro é relevante, pois diversos marcos ocorreram nesse mês para a comunidade surda.
A Federação Mundial de Surdos instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Internacional das Línguas de Sinais. A iniciativa partiu da Associação de Surdos da Suécia, em 2011, em referência ao Congresso de Milão, ocorrido entre 06 e 11 de setembro de 1880, quando ficara proibido o uso das línguas de sinais, e imposto o oralismo, na educação de surdos.
A data é lembrada com manifestações de comunidades surdas de todas as partes do mundo. O objetivo é garantir o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais em diferentes países, lembrando-se das marcas deixadas na história dos surdos pela proibição às suas línguas.
No mês de setembro, ou “Setembro Azul”, comemoram-se ainda as seguintes datas: Dia 21, dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; No dia 26, Dia Nacional do Surdo e aniversário do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); e Dia 30, Dia Internacional do Surdo.
A cor azul, escolhida para representar “O Orgulho Surdo”, presta homenagem a todos os que morreram depois de serem classificados como “surdos”, com a faixa da mesma cor amarrada ao braço, durante o nazismo alemão.
A verdadeira inclusão das pessoas surdas na sociedade inicia-se no respeito à sua diferença linguística e cultural.
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário