quinta-feira, 9 de maio de 2013

PROJETO "DANÇANDO COM ARTE 2012"




Objetivo Geral:  Apresentar as cinco grandes regiões em que o Brasil está dividido, salientando que essa divisão visa a facilitar o estudo e o conhecimento do país, proporcionando ao alunado uma melhor caracterização que a natureza apresenta no território brasileiro. Apresentando o conhecimento adquirido através da prática da dança, sarau(englobando teatro, poesia, musical, expressão corporal etc), além da exposição oral do conteúdo adquirido daquela região o qual estão trabalhando.
Objetivos Específicos:
 - Reconhecer a população, costumes, danças e cultura de cada região;
    - Despertar na comunidade escolar o espírito de colaboração, pesquisa e participação;
    - Destacar as atividades econômicas, culturais, comidas típicas e recursos naturais;
Procedimentos:
- Danças;
   - Artesanatos regionais;
   - Preparação de comidas típicas;
   - Pesquisas;
   - Mapas;
   - Materiais concretos;
   - Confecções de lembrancinhas;
   - Apresentações artísticas regionais.
Recursos materiais: Som(pedir para a Prefeitura, fazer ofício), 3º etapa, 1º e 2º etapa providenciar som da escola. Palco para apresentação (escola).
Desenvolvimento:
O projeto se desenvolverá de forma interdisciplinar, onde cada disciplina do ensino médio trabalhará o conteúdo de acordo com sua disciplina. Distribuição das atividades, além das específicas:
- Português e Literatura/redação e Inglês  
Ficarão responsáveis pela correção dos slides, sendo também responsável por conduzir os alunos no sarau(poemas, lítero-musical, peça teatral)
- Matemática/ química / física e biologia
*matemática: Auxiliar nos ensaios, quando terminar as provas do 3º bimestre.
Os professores destas disciplinas ajudaram na parte da culinária e na forma de organização para confraternização, bem como auxiliar na confecção da revista culinária com receitas típicas da região trabalhada.
- Geografia/ história/filosofia/sociologia
Os professores desta disciplina ficarão responsáveis por auxiliar na divulgação do trabalho para a sociedade, além de organizar uma passeata divulgando o trabalho com criatividade. Dia e percurso serão definidos pela equipe.
-Artes/ Educação Física
Os professores de Educação física e artes ficarão responsáveis por conduzir os alunos na dança, além de montar o painel para apresentação no sábado. Confeccionar uma cortina de Cd, juntamente com os alunos da ornamentação de cada grupo para ornamentar o poli-esportivo( cada sala terá o grupo de ornamentação)
Após serem trabalhados nos conteúdos acima, os alunos farão coletas de dados para serem apresentados em três etapas:
1º etapa: Recolhimento de informações quanto ao aspecto físico, cultural, geográfico, literário, econômico, culinária da região trabalhada. Apresentação de modo expositivo, usando práticas criativas para apresentação do conteúdo  levantado. (dia 19 de outubro, tempo 40 minutos reservado para cada sala).
2º etapa: A segunda etapa se desenvolverá englobando a parte literária, onde os alunos escolherão um livro que retrata a região(história, costumes etc.), para apresentá-la em forma de sarau(teatro, expressão corporal, poemas, paródias,ou seja, em forma de sarau lítero musical.( 24 de outubro, tempo 40 minutos reservado para cada sala).
Observação: A etapa 1 e a etapa 2 se unirão em uma única apresentação com a duração de 1 hora para cada grupo, sendo que o turno vespertino apresentara-nos  25 de outubro no período da tarde, e o turno matutino 26 de outubro no período da manhã.
3º etapa:  A última parte do trabalho se desenvolverá com a parte prática da dança, o qual o aluno buscara englobar na sua coreografia movimentos típicos da região trabalhada. ( 27 de outubro, 30 minutos reservados para cada sala). 
Avaliação: Será feita a avaliação no decorrer da realização do projeto, prestando atenção no desempenho, interesse e participação de cada um que se encontra envolvida na idealização deste evento.
Distribuição das notas:
1º etapa: 2,0 pontos
2º etapa: 3,0 pontos
3º etapa: 3,0 pontos
Portfólio: 2,0 pontos
Ornamentação da Escola: (professores responsáveis língua português,  inglês e alunos do artesanato.)
-Fundo do palco:
- Mapa do Brasil feito em EVA, com divisões das regiões trabalhadas(norte, sul, nordeste, centro-oeste, sudeste ). “Brasil: Arte e Cultura”
-Para a apresentação do sarau, cada turma ficará responsável para organizar sua ornamentação.
-Divulgação e apresentação do livro trabalhado em forma de painel, com sua biografia.
-Divulgação da culinária, com apresentação dos pratos típicos, que no final  se confraternizarão.
Divulgação do trabalho: Cada turma ficará responsável de divulgar seu trabalho, usando sua criatividade.
Disciplina no dia do Evento: Todos os professores do ensino médio avaliarão e cuidarão da disciplina do salão.  
- Responsáveis pela limpeza e organização das cadeiras: “ASB E OUTROS”
Observação: Cada turma escreverá um pequeno texto para sua abertura.
Bibliotecárias e Supervisoras: Auxiliar nas pesquisas, e montar o fundo da parede para a apresentação de palco. Escrito em EVA “Brasil: Arte e Cultura”, junto com o mapa do Brasil com as respectivas regiões em cores diferenciadas( Luciene auxiliar).
- Educação Física: Ficarão destinadas aos ensaios.

RESULTADO DAS APRESENTAÇÕES:






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário