Objetivo Geral: Apresentar as cinco grandes regiões em que o Brasil está dividido,
salientando que essa divisão visa a facilitar o estudo e o conhecimento do
país, proporcionando ao alunado uma melhor caracterização que a natureza
apresenta no território brasileiro. Apresentando o conhecimento adquirido
através da prática da dança, sarau(englobando teatro, poesia, musical,
expressão corporal etc), além da exposição oral do conteúdo adquirido daquela
região o qual estão trabalhando.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer a população, costumes, danças e
cultura de cada região;
- Despertar na comunidade escolar o
espírito de colaboração, pesquisa e participação;
- Destacar as atividades econômicas,
culturais, comidas típicas e recursos naturais;
Procedimentos:
- Danças;
- Artesanatos regionais;
- Preparação de comidas típicas;
- Pesquisas;
- Mapas;
- Materiais concretos;
- Confecções de lembrancinhas;
- Apresentações artísticas regionais.
Recursos materiais:
Som(pedir para a Prefeitura, fazer ofício), 3º etapa, 1º e 2º etapa providenciar
som da escola. Palco para apresentação (escola).
Desenvolvimento:
O projeto se desenvolverá de forma
interdisciplinar, onde cada disciplina do ensino médio trabalhará o conteúdo de
acordo com sua disciplina. Distribuição das atividades, além das específicas:
- Português e Literatura/redação e
Inglês
Ficarão responsáveis pela correção dos
slides, sendo também responsável por conduzir os alunos no sarau(poemas,
lítero-musical, peça teatral)
- Matemática/ química / física e
biologia
*matemática: Auxiliar nos ensaios,
quando terminar as provas do 3º bimestre.
Os professores destas disciplinas
ajudaram na parte da culinária e na forma de organização para confraternização,
bem como auxiliar na confecção da revista culinária com receitas típicas da
região trabalhada.
- Geografia/
história/filosofia/sociologia
Os professores desta disciplina ficarão
responsáveis por auxiliar na divulgação do trabalho para a sociedade, além de
organizar uma passeata divulgando o trabalho com criatividade. Dia e percurso
serão definidos pela equipe.
-Artes/ Educação Física
Os professores de Educação física e
artes ficarão responsáveis por conduzir os alunos na dança, além de montar o
painel para apresentação no sábado. Confeccionar uma cortina de Cd, juntamente
com os alunos da ornamentação de cada grupo para ornamentar o poli-esportivo(
cada sala terá o grupo de ornamentação)
Após serem trabalhados nos conteúdos
acima, os alunos farão coletas de dados para serem apresentados em três etapas:
1º etapa: Recolhimento de informações
quanto ao aspecto físico, cultural, geográfico, literário, econômico, culinária
da região trabalhada. Apresentação de modo expositivo, usando práticas
criativas para apresentação do conteúdo levantado.
(dia 19 de outubro, tempo 40 minutos reservado para cada sala).
2º etapa: A segunda etapa se
desenvolverá englobando a parte literária, onde os alunos escolherão um livro
que retrata a região(história, costumes etc.), para apresentá-la em forma de
sarau(teatro, expressão corporal, poemas, paródias,ou seja, em forma de sarau
lítero musical.( 24 de outubro, tempo 40 minutos reservado para cada sala).
Observação: A etapa 1 e a etapa 2 se
unirão em uma única apresentação com a duração de 1 hora para cada grupo, sendo
que o turno vespertino apresentara-nos 25
de outubro no período da tarde, e o turno matutino 26 de outubro no período da
manhã.
3º etapa: A última parte do trabalho se desenvolverá
com a parte prática da dança, o qual o aluno buscara englobar na sua
coreografia movimentos típicos da região trabalhada. ( 27 de outubro, 30
minutos reservados para cada sala).
Avaliação: Será feita a avaliação no
decorrer da realização do projeto, prestando atenção no desempenho, interesse e
participação de cada um que se encontra envolvida na idealização deste evento.
Distribuição das notas:
1º etapa: 2,0 pontos
2º etapa: 3,0 pontos
3º etapa: 3,0 pontos
Portfólio: 2,0 pontos
Ornamentação da Escola: (professores
responsáveis língua português, inglês e
alunos do artesanato.)
-Fundo do palco:
- Mapa do Brasil feito em EVA, com
divisões das regiões trabalhadas(norte, sul, nordeste, centro-oeste, sudeste ).
“Brasil: Arte e Cultura”
-Para a apresentação do sarau, cada
turma ficará responsável para organizar sua ornamentação.
-Divulgação e apresentação do livro
trabalhado em forma de painel, com sua biografia.
-Divulgação da culinária, com apresentação
dos pratos típicos, que no final se
confraternizarão.
Divulgação do trabalho: Cada turma
ficará responsável de divulgar seu trabalho, usando sua criatividade.
Disciplina no dia do Evento: Todos os
professores do ensino médio avaliarão e cuidarão da disciplina do salão.
- Responsáveis pela limpeza e
organização das cadeiras: “ASB E OUTROS”
Observação: Cada turma escreverá um
pequeno texto para sua abertura.
Bibliotecárias e Supervisoras: Auxiliar
nas pesquisas, e montar o fundo da parede para a apresentação de palco. Escrito
em EVA “Brasil: Arte e Cultura”, junto com o mapa do Brasil com as respectivas
regiões em cores diferenciadas( Luciene auxiliar).
- Educação Física: Ficarão destinadas
aos ensaios.
RESULTADO DAS APRESENTAÇÕES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário